Valorizar a cultura, a gastronomia e a paisagem, constitui uma prioridade para o desenvolvimento integrado da nossa região. O legado herdado dos nossos antepassados que esteve na origem de usos e costumes tradicionais constitui uma das preocupações do projeto REVITAGRI.
A produção de fumeiro no Minho é uma arte muito antiga transmitida de geração em geração, pelo que é urgente compreender os diferentes modos de produção dos produtos à base de carne de porco produzidos no PNPG. Estes produtos com características diferenciadoras têm contribuído de forma significativa para a dinamização da economia de algumas populações rurais do Parque Nacional Peneda-Gerês.
Conhecer os modos de produção do Fumeiro do PNPG e as características que lhes estão associados é o tema que se vai debater no dia 21 de Maio. Convidamos a população do PNPG, à participação no debate desta temática de acordo com o seguinte alinhamento:
– Quais são as matérias-primas locais que utiliza utilizadas a produção de Fumeiro do PNPG?
– Que tradições culturais estão associadas aos processos de produção de Fumeiro no PNPG?
– Como conservar e valorizar a produção de Fumeiro no sentido de criar valor económico?
– Fumeiro: preservação dos usos e costumes antigos comparada com técnicas mais modernas.
– Que futuro?: Novos produtos e desafios à produção de Fumeiro.
A sessão, é gratuita, de entrada livre e decorre no centro cívico de Castro Laboreiro com inicio marcado para as 15 horas.
Comments